sábado, 29 de novembro de 2014

"Como um leite tão branco dá uma fumaça tão negra?"



“Como um leite tão branco dá uma fumaça tão negra?”

Ao grafar isso sobre a tela recém-pintada, o artista plástico Luiz Raphael Domingues Rosa externava, além do comentário poético, a sua preocupação com a poluição, os efeitos nocivos da mesma, enfatizando isso em pinceladas que revelam a escura coluna de fumaça que parece avançar ameaçadoramente sobre o Morro da Chácara do Desengano, reserva natural da sua tão amada Leopoldina.

A Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina já ocupava lugar de destaque na área central da cidade, evidenciando assim a importância socioeconômica da pecuária leiteira no município. Ao lado da Praça João XXIII, em frente à Praça Félix Martins, a Leiteria da Cooperativa reinava absoluta em meio à movimentação da cidade, vizinha do Cine Brasil, a poucos passos da rodoviária, a curta distância dos bancos e do comércio popular.


Hoje, seguindo, provavelmente, uma necessidade da logística do próprio funcionamento, todo o espaço de recepção, coleta, armazenagem e processamento da antiga construção cedeu espaço para um shopping de comércio variado. Não mais se veem caminhões trazendo o leite, nem a chaminé expelindo sua fumaça. Os tempos são outros.

Luiz Raphael, intuitivo e premonitório como são os artistas mais privilegiados, registrou-a com tintas e pincéis para que num futuro (hoje, por exemplo) pudéssemos ter um registo da sua significativa presença, como construção e como atividade econômica, no desenvolvimento de Leopoldina.

Quadro: “Praça João XIII, fundos C.P.L.” (1978) / Acervo: Cândida Maria Cortes Botelho

Este óleo sobre tela faz parte da exposição LEOPOLDINA E LUIZ RAFAEL RAPHAEL: UM CASO DE AMOR que segue até o dia 20 de dezembro de 2014 na Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4 / centro Leopoldina-MG).

Esta exposição é patrocinada pela ENERGISA e tem o Apoio Institucional da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Leopoldina, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Leopoldina.

‪#‎energisa‬ ‪#‎casadeleitura‬ ‪#‎leopoldina‬ ‪#‎mg‬ ‪#‎artesplasticas‬ ‪#‎pintura‬‪#‎quadro‬#augustodosanjos ‪#‎janela‬ ‪#‎exposição‬ ‪#‎cultura‬‪#‎educação‬#educaçãoartistica ‪#‎arte‬ ‪#‎fojb‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário