sábado, 29 de novembro de 2014

Festas populares: a cidade em celebração, na obra de Luiz Raphael Domingues Rosa


A Igreja do Rosário reina absoluta, envolta pelo brilho de uma lua em seu quarto minguante e pelos sons, perfumes e movimentos da festa que acontece na pracinha.

A corrida de coelhinhos, o chocolate quente, a maçã do amor, o bingo, os risos, a conversa das comadres, a correria dos “anjinhos” depois da coroação da santa, a paquera, a fofoca, o namorico que surge, a roupa especial de ir à missa, um finzinho de perfume de incenso escapando da porta da igreja, a vizinhança observando a festa que acontece, nada escapava aos olhos e memória do artista plástico Luiz Raphael Domingues Rosa.

O controle absoluto do pincel ao reproduzir a igreja e a liberdade alegre em retratar a festa, tudo reunido numa única tela, num único quadro. Domínio da técnica em função da emoção, o maior atributo dos grandes artistas, e Luiz Raphael era pródigo nisso. Esses festejos do mês de maio quando aconteciam a coroação da Virgem por uma revoada de anjinhos, foram capturados pelo saudoso artista em seus menores detalhes, com a precisão de quem conta uma história. Olhar esse quadro é como assistirmos a um filme, onde cada cena, cada movimento, cada personagem soma para compor uma história. E, em sendo o artista o saudoso Luiz Raphael Domingues Rosa, a história será da sua Leopoldina, terra amada que ele morreu retratando.

Quadro: “Igreja do Rosário” (2001) / Acervo Marlene Meireles

Este óleo sobre tela faz parte da exposição LEOPOLDINA E LUIZ RAFAEL RAPHAEL: UM CASO DE AMOR que segue até o dia 20 de dezembro de 2014 na Casa de Leitura Lya Botelho (R. José Peres, 4 / centro Leopoldina-MG).

Esta exposição é patrocinada pela ENERGISA e tem o Apoio Institucional da FOJB-Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Leopoldina, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Leopoldina.

#energisa #casadeleitura #leopoldina #mg#artesplasticas #pintura #quadro #augustodosanjos#janela #exposição #cultura #educação#educaçãoartistica #arte #fojb

Nenhum comentário:

Postar um comentário