segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Como se "constrói" um herói?


Há quase quatro décadas Joseph Campbell (26 de Março de 1904 - 30 de outubro de 1987), mesmo antes de ter refinado suas ideias duradouras sobre como encontrar sua felicidade e viver de maneira plena , o lendário mitólogo escreveu "O Herói de Mil Faces", sua teoria seminal delineando o caminho comum do herói arquetípico através de uma riqueza de mitos antigos coletados em todo o mundo . O, assim chamado, modelo monomito de Campbell já foi aplicado a tudo, desde a vida de grandes artistas de pop - cultura clássicos como aos personagens do filme Star Wars.

Este curta de animação do site TED-Ed apresenta uma síntese da estrutura fundamental de Campbell para as onze etapas da saga do herói - a partir do chamado da aventura, passando pela crise, até o momento de retorno e de transformação - que ilustra sua força atemporal ao trazer uma luz no funcionamento interior de muitos dos nossos mitos modernos e heróis da vida real, pelos quais temos verdadeira adoração.

Mas, talvez a mais importante e permanente lição extraída do livro de Campbell não seja exatamente a mecânica da jornada do herói, mas o verdadeiro propósito dos mitos e heróis na vida humana.
Ele assim escreve no capítulo de abertura do seu livro:

"Sempre foi a função primordial da mitologia e dos ritos oferecerem símbolos que propiciem um avanço ao espírito humano em contrapartida àqueles que o limitam. De fato, pode ser que a alta incidência de indivíduos neuróticos entre nós resultem do declínio dessa ajuda espiritual."


Este texto foi copiado e traduzido do site "Brain Pickings",

Nenhum comentário:

Postar um comentário